05 de julho de 2010


O Rádio teve o seu tempo de glória e glamour no passado, porém vem perdendo espaço e prestígio devido o desenvolvimento de outras mídias, como a TV a cabo e a Internet. Atualmente o Rádio enfrenta certa dificuldade como mídia publicitária, nada que tire a força que ele tem, mas fica a pergunta: com o advento de novas tecnologias o Rádio corre o risco de cair na obsolescência?

É inegável dizer que apesar de sua força, o Rádio, já perdeu muito do encanto que tinha; em seus anos dourados o Rádio era líder e fez história, mas com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o aparecimento de novas tecnologias, vem perdendo espaço na mídia. Exemplo claro disso é o que aconteceu com as rádios AM, as quais pouco são ouvidas, sobretudo nos grandes centros; outro ponto é o fato de que o rádio que era o principal veículo de publicidade, hoje esteja em média com apenas quatro por cento do bolo publicitário. Diante desse quadro refletimos qual seria o futuro do Rádio, chegará a seu fim? Cairia ele em desuso? É claro que não. As TVs aberta, a cabo e digital, a Internet e até mesmo tocadores de mp3 e ipods, tomaram espaço que antes era do Rádio, mas jamais o extinguirão. Sempre precisaremos do Rádio, seja no trânsito ou no trabalho cotidiano, nossa pressa moderna e nossa sede de informação e novidades manterá a popularidade dele. Não é sempre que se tem tempo para assistir ou ler jornais ou saber qual o mais novo sucesso musical, contudo o Rádio, através de sua mensagem sonora, torna viável ao nosso tempo qualquer informação. E Apesar do prestígio perdido o Rádio ainda carrega uma vantagem, muito mais que uma mídia, ele tem com o ouvinte uma relação passional, ele tem o poder de criar um elo de calor humano com seu público, o que não acontece com as outras mídias. Tudo isso fará do Rádio um sobrevivente.

É claro que o rádio tem que estar aberto a novas idéias, e que sempre passará por transformações que o adequará ao seu tempo e meio. A verdade é que o futuro e as novas tecnologias abrem um leque de possibilidades para o Rádio, pois no futuro haverá uma integração maior entre as mídias. E o nosso velho companheiro, o rádio, pode ter perdido parte de seu glamour, mas jamais perderá sua importância e utilidade.